quarta-feira, 11 de março de 2009

Segunda semana..



O inicio da semana começou com muita alegria e vontade de fazer com que as crianças aprendam cada vez mais através de atividades interdisciplinares. Nossa primeira atividade foi à fixação das cores que são fundamentais nesse processo de aprendizagem. Para Piaget a repetição permite uma consolidação e um aperfeiçoamento.Junto a isto a generalização, possibilitando a adaptação de situações diferentes.
Logo após o trabalho com as cores, tia Anny mostrou a todos as fotos que trouxeram de casa para já irem reconhecendo os amigos, os nomes deles e as partes do rosto (boca, nariz, olhos e etc). Dando continuidade trabalhamos o corpo das crianças (foi feito decalque do corpo delas), e logo depois as crianças desenharam seus rostos. Essa atividade foi feita após a observação feita pela criança, do seu corpo ao espelho (objetivo dessa atividade é a identificação da partes do corpo e o reconhecimento do seu próprio eu).
Segundo Lacan, a experiência do espelho, que ele situa a partir dos seis meses, permitirá à criança associar esta imagem visual ao “corpo imaginário” dos sonhos e das alucinações. Segundo este autor, a primeira experiência objetiva que ele tem de seu corpo é visual; esta experiência aparece como se fosse externa,”através de uma estatura em relevo que forma e sob uma simetria que a investe, apondo-se à turbulência dos movimentos da qual ele tenta animá-la”.
Logo depois fizemos uma atividade trabalhando as partes do corpo, usando materiais concreto tais como: uma lixa de parede para fazer os olhos, peça de um brinquedo para fazer o nariz e a boca feita com cola colorida .



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário