quarta-feira, 4 de março de 2009

Período de adaptação !

Nesse inicio a alegria, o amor e o carinho são elementos fundamentais para a boa adaptação das crianças. Os choros são os mais sofridos, mas depois as atividades os intertem, a saudade dos pais é normal neste inicio. As atividades que fizemos para a adaptação das crianças foram: ir a sala de informática, assistir desenhos que eles gostam na sala de informática, ver a tartaruga, os passarinhos, ir ao parque, brincar de bola, massinha e ir a bibliotequinha infantil.O segundo dia deu um pouco mais de trabalho, duas crianças choraram na entrada deixando as outras crianças muito agitadas, dificultando a concentração da turma, mas logo depois tudo voltou ao normal.”A adaptação da criança está na dependência da orientação da educadora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, suas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiene e nutrição infantil. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual”.
Tivemos uma folga, o Carnaval, que atrapalhou um pouco o processo de adaptação às crianças ficam muitos dias fora do ambiente escolar.Na volta do Carnaval as crianças voltaram mais “maduras”, mas com um pouco de receio pelo tempo que ficaram fora.Nesta primeira semana depois do Carnaval logo na segunda -feira apresentamos as cores para eles: vermelho, azul, amarelo e verde. Percebi que as crianças têm uma dificuldade enorme de concentração, mas é normal devido à idade deles. As cores foram apresentadas através de objetos pequenos e grandes, logo após fizemos uma atividade para trabalhar as cores utilizando cola colorida.Um aluno não gostou muito da idéia e não quis sujar a mão, mas isso será trabalhado com ele.


A hora do lanche é a mais empolgante para eles, as crianças demonstram satisfação e já estão sendo estimuladas a comer sozinha, alguns gostam de dividir o lanche, já outros não. Notei que o desenvolvimento corporal de alguns é excelente, mas tem algum que não dominam bem o seu corpo ainda e que precisam do nosso apoio. Estou amando essa experiência, são tão pequenos mais ao mesmo tempo tão grandes de coração.A cada dia que passa, confirmo que estou no caminho certo, caminho de educadora com objetivo de transformar e aprender.
A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner).

Nenhum comentário:

Postar um comentário